Lost Canvas -> Gaidens -> Dohko de Libra

Mangás

Clique Aqui para voltar para a tela de seleção dos Gaidens

Lost Canvas Gaiden

Introdução

Após o sucesso do mangá Lost Canvas, a mangaká Shiori Teshirogi iniciou, em maio de 2012, o projeto com histórias solo dos Cavaleiros de Ouro do passado. Ao todo foram 16 volumes, sendo que os capítulos começaram a ser publicados na Weekly Shonen Champion (de forma semanal) e terminaram sendo publicados na Bessatsu Shonen Champion (de forma mensal), ambos da Akita Shoten.

No Brasil, a Editora JBC foi mais uma vez a responsável pelo lançamento, inicialmente em agosto de 2012 e com conclusão em novembro de 2016.


História solo do Dohko de Libra

Lançamento em tankobon no Japão: 7 de dezembro de 2012; no Brasil: 25 de abril de 2013

Dohko se mantém imóvel durante anos diante de Rozan em vigilância por ordens de Atena!
Dohko se mantém imóvel durante anos diante de Rozan em vigilância por ordens de Atena!

Capítulo 1: "A terra encantada!"

"Senkyo"

Uma menina chamada Yilin acompanha seu pai em meio à floresta quando se deparam com a cachoeira de Rozan. Lá o pai mostra a quem eles vieram visitar: Dohko. O Cavaleiro de Atena desperta de forma abrupta, mas se agrada com a chegada do amigo Hao que lhe visita de tempos em tempos e lhe traz mantimentos. Dohko se espanta ao ver a filha de Hao, na sua última lembrança ela era apenas um bebê, porém Hao lembra que ela já o visitou há seis meses. Ela pergunta o porquê dele estar ali mesmo sendo um grande guerreiro, segundo seu pai disse a ela. Dohko diz que é mais uma missão que lhe foi confiada por Atena por muito tempo. Ela pergunta quanto tempo é esse, mas Dohko não sabe responder e explica que pode ser décadas ou séculos. Para resistir, Atena lhe presenteou com uma forma de viver mais fazendo seu coração bater menos. Durante a conversa, Hao conta que o mundo está em caos e alguns acham que o Dragão celestial está nervoso, mas com o tempo tudo irá melhorar. Após isso, um grupo de homens ataca Dohko que se defende e mostra conhecer aquele grupo: eles são os guerreiros da terra dos eremitas chefiados por um homem de máscara chamado Ryushin. Dohko não consegue se defender devido às restrições que seu coração lhe impõe, mas Yilin o defende. Quando ia ser morta, as armas de Libra defendem a todos dando tempo para que Dohko derrotasse todos com seu poderoso golpe. Após isso, o Cavaleiro vai ate Ryushin ferido no chão e ao ver seu rosto se assusta: ele é idêntico a Tenma.

Ryushin é um homem que tenta atacar Dohko. Ele é igual a Tenma!
Ryushin é um homem que tenta atacar Dohko. Ele é igual a Tenma!

Na terra dos eremitas um homem conversa com seus subalternos e discute seu plano de dominar tudo, esse homem se chama Hakutaku. Ele se dirige a uma mulher e a chama de Moutam e um homem que chama de Hui comentando a derrota de Ryushinm, demonstrando seus poderes de clarividência. Com esse poder ele vê que Dohko é o único que pode detê-lo no seu intuito de dominar terra e o céu, ambição fracassada de Hades há doze anos e, para se prevenir, Hakutaku pergunta se Hui mesmo tendo treinado com Dohko o mataria se fosse necessário. Não se vê relutância e sim ódio em Hui, que mostra suas costas e a tatuagem de raposa ardendo em cosmo, prometendo destruir seu antigo parceiro de luta diante de um exército. Nos cinco picos, Dohko tenta interrogar Ryushin que se mostra intransigente, assim como Tenma. Yilin pergunta quem é essa pessoa tão parecida com aquele vilão. Dohko revela que era um antigo discípulo que desapareceu ao final da última guerra e esse rapaz teria uns vinte e seis ou vinte e sete anos, porém ele acha que o rapaz sobreviveu e está vivendo bem em algum lugar. Após isso, Dohko resolve levar Ryushin consigo para que ele lhe mostre a nova entrada para a terra dos eremitas, que muda de lugar a cada ano, para ver o que está acontecendo: o Dragão de Rozan está de volta!


Hui aguarda Dohko escrevendo um poema de Li Bai nas paredes da casa do Cavaleiro de Ouro!
Hui aguarda Dohko escrevendo um poema de Li Bai nas paredes da casa do Cavaleiro de Ouro!

Capítulo 2: "Hui de Raposa de Nove Caldas!"

"Kyubi-ko no Fui"

Dohko amarra os homens que o atacaram, mas lamenta com Hao que Ryushin tenha fugido. Ele torce para que ele não guarde ressentimentos ao ver o adeus que o rapaz deixou na parede ao escapar. Em outro local, Ryushin, ao fugir, lembra que Hakutaku tinha razão ao temer Libra, porém, por estar machucado, o rapaz cai de um penhasco, mas Dohko aparece e o salva deixando o rapaz enfurecido pedindo para que o mate. Isso irrita Dohko que o repreende dizendo que a vida é valiosa demais para abrir mão dela. Após isso, Dohko pergunta o que ocorre na terra dos eremitas e Ryushin, relutando, conta que várias calamidades aconteceram e tudo isso é culpa de Dohko que se afeta com isso e pede para que Ryushin o leve até lá, já que aquele lugar é seu segundo lar. O rapaz revela que esses problemas estão acontecendo desde a morte do Dragão Branco e a ascensão de Hakutaku. Devido a isso eles devem apoiá-lo, caso contrário a terra dos eremitas e o continente sucumbirão. Na terra dos eremitas Hakutaku está diante da estátua do Dragão Branco e revela seus planos de domínio e recriação do mundo com o seu enorme poder. Somente Dohko pode impedi-lo. Yilin, na casa de Dohko, vê um homem escrevendo na parede algo. Ela pergunta o que é e ele revela ser um poema de Li Bai (poeta chinês) que diz a história de um homem que não tem lar para voltar devido a este lar não existir mais e, após isso, os homens amarrados por Dohko são todos queimados vivos.

Hui, antigo companheiro de Dohko, revela seu traje Taonia de Raposa de Nove Caudas!
Hui, antigo companheiro de Dohko, revela seu traje Taonia de Raposa de Nove Caudas!

Dohko e Ryushin chegam na hora do massacre om que deixa o rapaz abalado ao ver seus companheiros mortos. O Cavaleiro de Ouro reconhece Hui como um antigo parceiro de treinos na terra dos eremitas. Ryushin abismado com a atitude de Hui pergunta o porquê daquilo. O vilão diz que a falha deles é imperdoável e ele irá destruí-lo assim como fará com Dohko, o traidor, dizendo que ambos agora não têm para onde retornar. Ao ver o desespero de Ryushin, Dohko se lembra de Tenma na época da morte de Hasgard e resolve lutar, mas antes Hui revela seu ódio desde que se conheceram. Dohko se mostrou como um Tigre Feroz e ele como uma Raposa Selvagem, mesmo sendo os melhores nos treinamentos suas forças eram dispares, mas essa diferença acabou agora que Hui despertou o poder da raposa divina: a Raposa de Nove Caudas. Então surge à tatuagem da raposa em suas costas e com isso um traje sagrado Taonia reveste o corpo de Hui e o protege aumentado o poder do vilão que o ataca ferozmente com o golpe Futsan Foien (algo como Chamas da Raposa Asura em chinês). Dohko sofre com o golpe, mas consegue resistir e revela sua tatuagem de Tigre e a armadura de Ouro de Libra que não vestia há doze anos cobre seu corpo. Com este poder o Cavaleiro de Ouro destrói Hui com um golpe só, porém o coração de Dohko o machuca. Após isso, Ryushin decide ajudar Dohko e mostra uma espelho em forma de Ba Gua (amuleto chinês) que os levará até a terra dos eremitas, mas ele pede para que não mais o confunda com esse tal de Tenma.


Uma bela menina conversa com pardais sobre a queda de seu companheiro!
Uma bela menina conversa com pardais sobre a queda de seu companheiro!

Capítulo 3: "Mudan de Pardal!"

"Suzume no Mudan"

Na terra dos eremitas uma bela garota conversa com pardais sobre a derrota de Hui dizendo que ele era meio chato, mas que ela se esforçará para vencer o pequeno Tigre e colocar um sorriso no rosto de seu irmão. Dohko ajuda Ryushin a enterrar seus companheiros mortos por Hui e fica saudosista diante de seus companheiros, despertando um sentimento de empatia entre os dois, por se sentirem os últimos sobreviventes. Isso faz os dois despertarem uma certa amizade e ambos decidem adentrar a terra dos Eremitas. Ao entrarem, Dohko olha para aquela terra que conhecerá desde criança com desconfiança, pela calma que ela apresenta, mas ele não está desatento e manda os inimigos se revelarem. Com isso surgem dezenas de guerreiros que mandam os dois saírem daquela terra já que Dohko é considerado um traidor por ter se tornado um Cavaleiro de Atena. O Cavaleiro de Libra os despreza e diz que ao trair Hakuryu eles traíram aquele lugar e não merecem perdão. Com um só golpe ele destrói todos os guerreiros diante dos olhos atônitos de Ryushin. Após o golpe, eles entram no palácio e são envolvidos por centenas de pardais. Isso causa estranheza em Dohko que, de repente, se vê atacado por guerreiras mulheres que se transformaram daqueles pardais e, ao ser imobilizado, avista uma mulher que diz que já pode ter matado Ryushin.

Hakutaku não é outro senão um velho conhecido de Dohko: o jovem Feian!
Hakutaku não é outro senão um velho conhecido de Dohko: o jovem Feian!

Dohko se desespera ao ver Ryushin gravemente ferido e fica vulnerável ao golpe da inimiga Pohuai Xiaozhuan (algo como Destruição de Pardais) que ataca com uma onda sônica que fere o cavaleiro, mas nesse momento Dohko reconhece a garota: ela é Mudan, que foi salva junto de seu irmão maior por Hakuryu de uma catástrofe natural e levados pela entidade até a terra dos Eremitas, prometendo se dedicar ao local. A menina não se recorda bem, já que era jovem, mas gera a tristeza de Dohko ao ver que ela e seu irmão traíram o venerável Dragão Branco. A garota diz não se importar com nada a não ser seu irmão e volta a atacar, mas nesse momento Dohko descobre como o golpe de Mudan funciona através de sinos que a liga aos seus pardais e com uma arte marcial apurada na dança dos mil tigres, e com a ajuda do tridente de Libra, vence todas as guerreiras pardais da menina, que se desespera e ataca novamente. Dohko a derruba facilmente e tenta dissuadi-la, mas a jovem está descontrolada e esperneia em vão. Ela anuncia que Hakutaku os observa e um enorme cosmo toma toda a terra dos Eremitas. Diante deles aparece Hakutaku. Seu poder é imenso, então a menina se livra de Dohko e se ajoelha diante do seu senhor revelando a verdade: Hakutaku é seu irmão mais velho, Hakutaku é Feian.


Dohko e Hakuryu tentam trazem Feian de volta a razão durante a batalha na terra dos eremitas!
Dohko e Hakuryu tentam trazem Feian de volta a razão durante a batalha na terra dos eremitas!

Capítulo 4: "Os olhos tristes de Feian!"

"Kanashiki Hitomi no Fei-gan"

Dohko está diante de Hakutaku e o reconhece como Feian que conhecera anos atrás porem o Cavaleiro de Ouro vê o olhar triste e distante daquele que um dia esteve ao seu lado. Antes de reagir, Ryushin surge e ataca o novo mestre do Taonias, contudo logo é descartado com facilidade por Hakutaku fazendo Dohko perceber um poder que desperta das costas do vilão, revelando uma tatuagem de um demônio que se converte em seguida em uma armadura Taonia, aumentando de maneira definitiva seu poder. Hakutaku não diminui e o vilão quer o fim da humanidade, neste instante Dohko encontra Ryushin e vê o rapaz pedir que não mais o proteja por ele parecer com esse tal de Pégaso. Após isso, Dohko se levante e ouve todo o ódio e rancor que Feian nutre pela humanidade ao mostrar como a cobiça desta raça fez com que a barragem que os humanos construíram para conseguir viver cedeu e quase matou ele e sua irmã ainda um bebê. Feian eleva seu poder e anuncia um desencadear de poder que pode destruir todos os seres humanos.

Hakutaku, o garoto Feian, revela seu traje Taonia despertando um enorme poder!
Hakutaku, o garoto Feian, revela seu traje Taonia despertando um enorme poder!

Dohko fica estarrecido com o poder que Feian tomou de Hakuryu, o Dragão Branco, e é tomado pelo tornado criado por Feian, sendo jogado em uma estátua da venerável entidade sagrada. Ao sobreviver, Dohko ouve o lamento de Ryushin e se apega aos seus amigos de guerra para aquecer seu espirito e retomar a luta. Ele promete que dessa vez não irá perder ninguém, nem Feian, nem Mudan e nem Hakuryu. Seguindo isso, o Cavaleiro de Ouro explode seu poder no limite do seu coração e dispara sua Cólera dos Cem Dragões, junto com o poder de Hakuryu, deixando Feian vencido pronto para se deixar cair em um penhasco, porém Dohko o salva, mas o rapaz quer morrer já que não poderá cumprir seu desejo. Contudo sua irmã lhe implora que viva o deixando novamente dividido entre a humanidade e seus erros. Neste momento Dohko sofre, mas é acolhido por Hakuryu que desperta em sua forma humana: ele é Ryushin que se separou de sua essência no momento que foi absorvido por Feian e perdeu a memória, mas ele não entende porque ele assumiu a forma de Pégaso. Após isso, Dohko desmaia e acorda com a chegada de Hao e Yilin no mesmo momento que os Taonias o atacaram, porém o Cavaleiro não tem certeza se aquilo que viveu foi apenas um sonho, no entanto ele sabe da função que tem e por isso se concentrará na nova geração.


Dohko, levado por Hakuryu, vislumbra seu mestre, daqui em diante o Dragão da Terra!
Dohko, levado por Hakuryu, vislumbra seu mestre, daqui em diante o Dragão da Terra!

Capítulo Extra: "Buscando a verdade!"

"Seeking the truth"

O Grande Dragão Branco líder do Taonias, Hakuryu, convoca Dohko para lhe comunicar que ele não mais ficará junto de seus companheiros e que seu destino não é do lados deles e sim na terra onde ele ficará a cargo de um homem que, ao se entregar ao ódio, se converteu em um dragão. Hoje, Hakuryu considera que ele é seu único amigo e vai ajudá-lo a encontrar e seguir seu verdadeiro destino. Após isso, Dohko atravessa uma grande porta, com a ajuda de Hakuryu. É a dimensão que divide a terra dos eremitas e terra onde ele vive. Lá está o Dragão da Terra, o novo mestre de Dohko.



voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 12/12/2019